Disfunção de ATM e Dor Orofacial

Disfunção de ATM e Dor Orofacial

O que é a Articulação Temporomandibular (ATM)?

A articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Esta articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha).


As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

Articulação Temporomandibular (ATM)
Articulação Temporomandibular (ATM)

Quais são os sintomas das Disfunções de ATM?

Os sintomas mais comuns que o paciente pode apresentar:

  • Dores de cabeça (Cefaleia tipo Tensional ou Enxaqueca);
  • Dor de ouvido, zumbido ou sensação de ouvido tapado;
  • Dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
  • Fadiga (cansaço) nos músculos da mastigação;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;
  • Bruxismo (ranger dos dentes), apertamento dental diurno ou noturno;
  • Cervicalgia referindo dor para a face.

Existe cura para Disfunções de ATM?

A DTM pode ser tratada! E, uma vez diagnosticada corretamente, o processo de controle das dores é muito tranquilo.


Ainda assim, existem técnicas simples e não invasivas para contornar o problema. Dessa forma, é possível conviver de forma mais tranquila com o transtorno, reduzindo crises.

Busque sempre mais qualidade de vida! Os benefícios do Tratamento de Disfunção de ATM.

Conheça os 12 tipos de Tratamento realizados para a Disfunção de ATM

Os tratamentos de ATM têm como objetivo reduzir a dor, restabelecer a função mandibular confortável, limitar a recorrência da dor e devolver o padrão de vida normal o mais rapidamente possível. Para isso, o paciente pode ser submetido às seguintes soluções:

Orientações comportamentais

Uma medida de grande importância para o sucesso do tratamento é a informação sobre a condição real do paciente. Essas informações devem ser transmitidas de forma positiva para que estimule o máximo possível a proatividade em função da melhora.

Controle de estresse, ansiedade e relaxamento

Envolvem técnicas para alcançar um nível profundo de repouso fisiológico e psicológico. A atividade física regular (caminhada rotineira ou outra atividade aeróbica) deve ser incentivada aos pacientes.

Reconhecimento e controle dos hábitos

Contatos dentários, apertamento e bruxismo, posição mandibular e da língua, roer unha, mastigar caneta e chicletes, função mastigatória bilateral alternada e controle da abertura da boca, entre outros.

Higiene do sono

Deve-se evitar ingestão de cafeína à noite, evitar bebidas alcoólicas e incentivar a diminuição de cigarro. O uso de técnicas de relaxamento pode melhorar o sono de pacientes que têm dor crônica. O ambiente do sono deve ser quieto e confortável, assim como o travesseiro e o colchão adequados para um bom repouso. A qualidade de sono adequada e uma duração de 7 a 10 horas podem ser necessários para manter uma função fisiológica adequada.

Controle alimentar

O hábito de alimentar não deve ter como resultado aumento da dor e deve ser um alvo precoce para o autocuidado. Devem-se evitar alimentos duros que requerem muito esforço mastigatório.

Medicação visando controle de dor periférica e dores central

Os medicamentos devem ser prescritos em intervalos regulares por um período específico, ao término desse tempo, é esperado que o tratamento definitivo esteja promovendo alívio dos sintomas, não sendo necessário estender o uso do medicamento. Podem ser prescritos: analgésicos e anti-inflamatórios e corticosteroides, relaxantes musculares, ansiolíticos, antidepressivos.

Uso de placas estabilizadoras oclusais

São frequentemente utilizadas no tratamento da ATM, pois atuam na musculatura, estabilizando a articulação e protegendo os dentes. Estas placas são feitas de acrílico sob medida, e são especialmente indicadas para pessoas que têm bruxismo, que é o hábito inconsciente de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, o que provoca desgaste dos dentes e podem contribuir para as dores na ATM.

Fisioterapia orofacial

Exercícios de fisioterapia são muito importantes para diminuir a inflamação e aumentar a força e estabilidade da articulação. As técnicas mais utilizadas para o tratamento muscular incluem alongamentos musculares, exercícios de propriocepção, fortalecimento, exercícios para ganho de amplitude de movimento, condicionamento e coordenação.

Terapias com calor ou frio (Termoterapia)

É indicada quando o paciente necessita de relaxamento muscular e alívio permanente da dor. O método não é invasivo e costuma apresentar resultados desde as primeiras sessões. A aplicação de calor a uma área aumenta o fluxo sanguíneo, trazendo consigo proteínas e oxigênio. Esse método de terapia é ótimo para diminuir a rigidez das articulações, reduzir a dor e aliviar os espasmos musculares.

Estimulação elétrica com TENS

Popularmente conhecido pelos pacientes como o “aparelho que dá choquinhos”, o uso do TENS é muito comum para diversos tratamentos. TENS é a sigla para “transcutaneous electrical nerve stimulation”, ou em português, "neuroestimulação elétrica transcutânea”. O paciente recebe pequenos eletrodos (que ficam grudados na pele da região da dor), permitindo que a corrente elétrica consiga chegar até os músculos. Deverá ser usado dentro de um tratamento multidisciplinar que vise não apenas atenuar as dores do paciente, mas sim reabilitá-lo, impedindo e curando o fator causador da dor.

Aplicação de laserterapia

É um tratamento não invasivo e indolor feito com a aplicação de luz terapêutica laser sobre a região dolorosa. Além de inibir o sinal de dor e melhorar a oxigenação e o fluxo sanguíneo na área problemática, o laser fornece a energia da luz, que penetra profundamente nos tecidos, induzindo alterações fisiológicas ao nível da célula capazes de levar a um processo de cura/reparação.

Técnicas de desativação de pontos gatilhos miofasciais ( agulhamento seco)

O agulhamento seco é um tratamento alternativo em que são utilizadas agulhas de acupuntura sem a administração de substâncias ou medicamentos. As agulhas são introduzidas sob a pele até que atinjam o ponto-gatilho, que se encontra na fibra muscular, diferenciando-se das técnicas de acupuntura, que introduz as agulhas nas terminações nervosas.

Viscossuplementação (infiltração de ácido hialurônico na ATM)

Uma das terapias minimamente invasivas para o controle das desordens internas da ATM é conhecida como viscossuplementação com ácido hialurônico(AH) que está presente no líquido sinovial e possui importância significativa na lubrificação dos tecidos articulares. Nas desordens degenerativas e inflamatórias, a concentração e seu peso encontram-se reduzidos, e a injeção de AH eleva esses níveis, o que pode estar relacionado ao alívio da dor, pois o mesmo contém efeitos anti-inflamatórios

Você sabia?

Os estudos científicos mostram que há uma correlação negativa entre a qualidade de vida e dor, ansiedade e depressão, ou seja, quanto maior a intensidade desses sintomas, pior é a qualidade de vida dos indivíduos.

Mitos e verdades sobre Disfunções de ATM?

As mulheres são as mais afetadas pelas disfunções da ATM?

Verdade! As mulheres em idade fértil são um dos grupos que estão mais sujeitos ao desenvolvimento da DTM - mas isso não significa que o transtorno não atinja homens, crianças e mulheres de todas as idades, viu?

A cirurgia é a única solução para a DTM?

Mito! A cirurgia é recomendada apenas nos casos mais graves da DTM - quando ela é causada por uma má formação ou problemas estruturais na articulação.

Um estilo de vida saudável é o suficiente para prevenir a DTM?

Verdade! Como um dos fatores associados à DTM são hábitos parafuncionais ou resultado do estresse, manter um estilo de vida saudável é uma das melhores maneiras de prevenir o transtorno. Lembre-se sempre de corrigir a postura e inclua terapia e exercícios físicos na sua rotina. O bem-estar do corpo também é importante para um sorriso saudável!

Busque sempre mais qualidade de vida! Conheça os benefícios do Tratamento de Disfunção de ATM.

Entre em contato conosco e vamos agendar uma avaliação!

Agende uma consulta

Dr. Guilherme Lima

CRORJ 38327

Ao receber um paciente em meu consultório, inicialmente o meu intuito é compreender todas as suas expectativas, para que assim eu possa analisar como podemos chegar naquele resultado esperado.


Acredito que como profissional que lida diretamente com a autoestima das pessoas, tenho um compromisso de propiciar o melhor atendimento para levar o bem estar aos meus pacientes.


Graduado pela Universidade de São Paulo (FO-USP), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Residência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Pós-graduado em Medicina do Sono pelo ISono da Escola Paulista de Medicina. (EPM-UNIFESP). Estudou Dor orofacial no Orofacial Pain Clinic/ University of Kentucky / Estados Unidos e no Serviço de Cirurgia Maxilofacial/ Hospital Universitário de La Princesa/ Madrid / Espanha e Cirurgia Ortognática na SO'S Klinika/ Simonas Grybauskas – Lituânia. Pós-graduado em Harmonização Orofacial e Cirurgia Cosmética da face. Pós-graduado em Tratamento do Ronco pelo Instituto do Hospital Israelita Albert Einstein.